
Heritage, Rubbish, Fetish? Curating Territorial Conundrums
The Oblique
Think Tank
The Oblique Think Tank é um encontro cultural, cívico e de investigação enquadrado no Cluster “Curating the Contemporary: on Architectures, Territories and Networks” [FCSH/NOVA de Lisboa], coordenado por Inês Moreira.
The Oblique Think Tank #2 dedica-se ao tema Heritage, Rubbish, Fetish? Curating Territorial Conundrums e acontece em Fevereiro de 2020 no Ateneu Comercial do Porto, com produção do programa XXAteneuXXI e apoio do Criatório CMPorto e da FBAUP.
O leitmotiv do TOTT#2 é partilhar e pensar colectivamente estratégias e tácticas para intervir em territórios e espaços pós-industriais, tendo por objecto a encosta esquecida do Porto Oriental, o Freixo. Como cuidar e intervir neste emaranhado territorial? Falamos de património, de remanescente, ou de excedente a eliminar? Quem o habita, o imagina e sobre ele especula? Conhecemos a potência dos novos projectos, deixamo-nos seduzir pela nostalgia? Será esta transgénica natureza-cultura uma nova vida da encosta? Que limites, propriedades/proprietários, apropriações e usos? O que desejamos em 2022?
O encontro reúne um grupo amplo de autores e investigadores com trabalho realizado sobre este(s) lugar(es): académicos, artistas, arquitectos, paisagistas, historiadores, arqueólogos, geógrafos, curadores, activistas, e outros agentes culturais. Convoca-se também a participação pública através de inscrição/carta de motivação (em plataforma online).
O TOTT#2 divide-se em 3 sessões, 3 temas e 3 modalidades de encontro:
13 Fev. 2020 [Conferências] : Pesquisa e curadoria de territórios abandonados
14 Fev. 2020 [Short talks] : Fragmentos espaciais e materiais do Freixo
15 Fev. 2020 [Workshop] : Mapeamento colectivo do Freixo